Quando pessoas normais veem o nome VON DUTCH logo
se lembram de uma grife de roupas. Mas na realidade esse é o apelido ou
pseudônimo de Kenneth Robert Howard.
No meio do pessoal que curte e vive a Kultura Kustom, Von Dutch (o Holandês) é e sempre será considerado o criador da Pinstriping e uma das primeiras pessoas a transformar motocicletas e carros em verdadeiras obras de arte. Como já falamos no post anterior, Von Dutch ao lado de Ed Roth, Robert Williams e os irmãos Barris, são os responsáveis pelo surgimento desta cultura.
Kenneth Robert Howard (7 de setembro de 1929 - 19 de setembro de 1992), foi um mecânico de motocicletas, artista, pinstriper, ferreiro, produtor de armas e canivetes. Seu pai, Wally Howard, foi um pintor de placas de Los Angeles; conduzindo Dutch desde sua adolescência, a pintar profissionalmente. Fundou uma marca de roupas e uma grife denominada Von Dutch Originals, LLC. Durante seus estudos na Compton High School, Kenneth praticou atletismo e foi conhecido como "o rápido homem de LA." Ele também tinha apreciação por música e chegou a ser flautista.
Em meados da década de 1940, Kenny trabalhava como
mecânico de motos na oficina de George Beerup, onde teve a oportunidade de
pintar a motocicleta de um cliente com o estile de pinstripe que o consagrou.
Diferente das linhas tradicionais utilizadas pela indústria, até 1938, para
acentuar as curvas dos veículos, Dutch quebrou as regras e criou um estilo
próprio, com linhas sobrepostas, orgânicas e coloridas que ele aplicava no meio
de capôs e tanques, ao redor de lanternas ou na área de carros e motos que mais
lhe agradasse no momento.
O apelido Von Dutch, o Holandês, vem da sua
personalidade geniosa, diziam que ele era "teimoso como um holandês".
Não gostava de toda a fama e atenção que seu estilo de pintura trouxera, muito
menos de ser contrariado ou pressionado em relação ao seu trabalho. Histórias
contam que um cliente que o incomodou, tentando apressar seu trabalho, teve,
como lição, o carro pintado com teias de aranha e aranhas por todos os lados,
em outra ocasião, um dos funcionários da Barris Kuston, onde trabalhou no
início da década de 1950, o trancou por engano dentro da oficina no final do
expediente, irritado, Kenny descontou sua raiva fazendo pinstripes na Ford Wood
1950 dos irmãos Barris, em ambos os casos o desejo de punir quem o irritou
virou-se contra ele, muitos outros clientes o procuraram para fazer teias de
aranha em seus carros e a Ford acabou por se tornar um dos seus trabalhos mais
conhecidos.
Ford Wood 1950 dos irmãos Barris |
A partir de 1944, Dutch trabalhou na oficina de
George Beerpus, antão na Barris Kuston, oficina dos irmãos Barris, onde sua
fama e reputação aumentaram a ponto dele ser contratado para trabalhar
exclusivamente para Crazy Arab, onde pintou centenas de carros e motocicletas,
até 1958, quando a pressão para se enquadrar em um estilo do vida que abominava
o fez abandonar a Califórnia, adotar o pseudônimo de J.L. Bachs e ir viver no
Arizona no rancho de Mr. Brucker, um colecionador de carros e memorabilia que
alugava objetos e automóveis para Hollywood. Nesse período dedicou-se aos itens
da coleção de Brucker e ao oficio de armeiro que tanto gostava, chegando a
produzir cerca de 100 facas e o o "Mare's Leg", um rifle Winchester
para a série de televisão Wanted: Dead or Alive.
Aproximadamente dez anos mais tarde, essa vida
pacata acabou depois de uma entrevista dada a uma jornal do Arizona onde ele
contou o que fizera nos últimos anos, inclusive seu pseudônimo, o que o fez
voltar para a Califórnia para viver em seu "Motor Office", um ônibus
adaptado para servir de casa e escritório, nos fundos do museu para onde Mr.
Brucker levou parte do seu acervo. Lá ele viveu, no limiar da pobreza, pois
acreditava que o dinheiro era o grande mal da humanidade, até 1979, quando
mudou-se para Santa Paula, ainda com Mr. Brucker, onde permaneceu até o fim de
sua vida.
Ônibus adaptado para servir de casa e escritório |
Protagonistas do programa “Caçadores de Relíquias” |
Von Dutch influenciou a customização de veículos da
década de 1950 e exerce esta influencia até os dias atuais. Alguns de seus
trabalhos mais notórios incluem o flying eyeball e o custom Kenford truck, além
de numerosas pinturas customizadas em automóveis e motocicletas. O Ringadingdoo
(uma Kawasaki G-31 "Centurian" 1970), de propriedade de Steve
McQueen, ficou conhecida por ter sido pintada por Von Dutch. Uma de suas mais
famosas criações, a XAVW, motocicleta que utilizou chassi de uma
Harley-Devidson XA 1941 e mecânica de um Porsche, que é como o nosso motor VW
boxer a ar, que foi retratada em uma matéria da revista especializada Custom
Chopper, em maio de 1971, estava perdida, muitos comentavam sobre ela, mas não
se tinha noticia de seu paradeiro, até que foi encontrada e resgatada pelos
protagonistas do programa “Caçadores de Relíquias”, exibido no canal History
(programa exibido em 15/02/2014).
XAVW |
Alguns entusiastas e estudiosos dessa arte
consideram Kenny como o pai da Kustom Kulture. Kenneth Robert Howard, faleceu em 1992 por
complicações em um abscesso no estômago, deixando para trás uma vida de
realizações, a fama que ele nunca quis e um legado inestimável para a cultura
Hot Rod.
Kenford truck |
Nenhum comentário:
Postar um comentário